top of page

Ana Maria Gama Santos

​

Mestranda em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará. Especialista em Língua Portuguesa: uma Abordagem Textual, pelo Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (2003-2004). Graduada em Letras-Licenciatura em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (1998-2003). Servidora Pública - Técnica em Educação da Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa PERAU - Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia/UFPA/CNPq e do Núcleo de Pesquisa Mulheres Cômicas de Belém Preciosas Ridículas, vinculado ao Grupo de Pesquisa O clown nosso de cada dia. Tem experiência docente nas disciplinas: Produção Textual e Estágio Supervisionado I, II, III pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Exerce também atividades de Mestre de Cerimônia.

Cláudio Cristiano Chaves das Mercês (Cláudio Didimano)

​

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (2000) com ênfase em Antropologia. Mestre em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará (2016). É professor do quadro efetivo da Escola de Teatro e Dança do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará. Dedica-se aos estudos das religiões de matrizes afro-ameríndias amazônicas; no campo das artes cênicas atua, principalmente, nos seguintes temas: maquiagem, encenação, performance, etnocenologia, história da arte, cenografia e processos poéticos.

Rosilene da Conceição Cordeiro

​

Mestra em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (2018). Especialização em Artes Cênicas, Estudos Contemporâneos do Corpo, UFPA (2012). Graduação em Pedagogia pela UFPA (2003). Atriz pela Escola de Teatro e Dança da UFPA (2006). Perform@triz realizadora de cena na Amazônia. Professora colaboradora no Curso de Licenciatura em Teatro, ETDUFPA/ ICA/ Universidade Federal do Pará (PARFOR) (2013 a 2017). Formadora pedagógica no Programa Escola da Terra (MEC/UFPA/SEDUC) (2014-2015). Integrante do grupo de pesquisa Capital Social e Cultural no Contexto Midiático Contemporâneo e Grupo de Pesquisa Arte Contemporânea na Amazônia: fluxos, redes e cartografias, ambos da Universidade da Amazônia. Integrante do grupo de pesquisa PERAU - Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia, da Universidade Federal do Pará. Vinculada ao Grupo de Pesquisa GEPERUAZ (ICED/UFPA) desde 2004. Professora efetiva da SEMEC-Belém (desde 2013) e especialista educacional da SEDUC-Pará (desde 2012). Experiência em Artes cênicas (Teatro, Performance, Estudos da Memória e/na cena). No campo educacional atua como formadora no âmbito em didática e prática pedagógica, metodologias inclusivas, estudos da memória e disciplinas afins. Atualmente realiza ações formativas em teatro, na educação formal e em ambientes não escolares, educação do campo, teatro político, meio ambiente e sustentabilidade, performance, intervenção urbana, arte-educação e literatura infantil.

Simei Santos Andrade

​

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestre em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (atual UNASP), Especialista em Arte-Educação pela PUC Minas e em Currículo e Avaliação na Educação Básica pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), Licenciada em Pedagogia e Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora do Instituto de Ciências da Arte (ICA)/Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA)/Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Social: Teoria Crítica da Sociedade, Cultura e Infância (NUPES) da PUC Minas, do Projeto de Pesquisa Educação Lúdica e TAMBOR - Grupo de Pesquisa em Carnaval e Etnocenologia, da ETDUFPA, todos ligados ao CNPq. É autora de livros, capítulos de livros e artigos publicados em revistas especializadas nacionais, com destaque para os livros: O lúdico na vida e na escola: desafios metodológicos; e Ludicidade e formação de educadores. As linhas de pesquisa concentram-se nos seguintes temas: infância, criança, infância e criança ribeirinha, educação infantil, processo ensino-aprendizagem, metodologia de ensino, ludicidade, formação de professores, didática e metodologia do ensino em Arte.

bottom of page